quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Colheita do arroz

Texto e fotografia,Mz


Para finalizar Setembro, um pouco do rural onde se esconde este mundo dos arrozais.Calçamos as galochas altas, chapéu de aba larga na cabeça e descemos o campo. Os pântanos, são agora terra seca, sulcada e dividida como torrões ocultando outra terra. Nada parece ser assim, quando os olhos veem o todo. Contei-vos aqui, que o verde fresco iria transformar-se e, aqui está agora; palha, pastel, caramelo, verdes secos e uns toques de laranja. Trago-vos uma espiga sobrante para poderem ver onde se aloja o grão – a sua casa. E o que eu gosto mesmo, é do seu testemunho maduro. Apanham-se os grãos e, com as mãos em conchinha, chocalhamos, fechamos os olhos e a magia acontece: um som lindo de sinos suaves. Inexplicável.

11 comentários:

manuela baptista disse...

inexplicável e tão bem explicado

bonito, o arroz na sua casca!

um abraço, Mz

Ricardo Santos disse...

Boas fotos mz. Gostei !!!

Pedro Luso disse...

Olá!
Belíssimas imagens sobre a colheita do arroz. Parabéns
Um abraço.
Pedro

Pedro Coimbra disse...

Fez-me recordar Montemor-o-Velho e as muitas viagens à Figueira da Foz.

Existe Sempre Um Lugar disse...

Olá, a maioria dos consumidores sabem mais ou menos como funciona os arrozais, desde o semear até à colheita, mas não tem o prazer de apreciar ao vivo toda a beleza que as boas fotos mostram, refiro-me principalmente ás pessoas que sempre viveram na cidade, assim como eu.
Feliz fim de semana,
AG

Laura Ferreira disse...

cheias de música, estas palavras :)

luisa disse...

Nunca vi de perto...

Mary Brown disse...

Adoro arroz mas soube há pouco tempo que a maior parte do arroz que compramos na Europa vem de países asiáticos, China, de arrozais onde há uma grande quantidade de cianeto. Agora também há o arroz de plástico, inventado pelos chineses, muito prejudicial à saúde, que é misturado com o outro. Enfim...Vivemos numa sociedade em que só conta o material. Que se lixe a saúde. Que bom podermos comer o que produzimos. Beijinhos

mz disse...

Obrigada a todos pela vossa visita e por serem tão gentis.

Um abraço!

mz

Blog Donna Gatta disse...

Muito Bom!! 👏🏻👏🏻👏🏻

mz disse...

Obrigada!
:)