quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Festa...



Mexem-se sem terem em conta o ritmo da música. São mulheres loiras, morenas, magras, gordas, altas e baixas. Umas de saia e blusa ou vestidos curtos, outras de calças e camisolas mais ou menos decotadas. Sandálias de salto alto ou rasas com tirinhas de vidrinhos encastrados, levantam-nas mais uns centímetros ou deixam-nas ao seu tamanho. Algumas, com jóias verdadeiras, outras, com bijutaria simples ou espalhafatosa ou apenas uma corrente de ouro com uma medalha protectora. Os enfeites e as unhas pintadas dão brilho até a quem já está um bocadinho baça... mas a mulher não desiste de si. A base no rosto e as pestanas alongadas permanecem, ao contrário do batom que se vai consumindo com os movimentos expressivos das bocas das mulheres. A festa, é especial. A mesa, de toalha bordada, os copos desencontrados de vários tamanhos, a loiça de porcelana já bastante gasta, mas genuína e  flores, muitas flores e muita cor naquela mesa vestida de branco e naquela sala. Muita conversa entremeada com a comida e muito riso e risinhos entre golinhos de vinho. As mulheres têm fama de faladoras. Falam de tudo e então, quando se juntam aos grupos, parecem galinhas aos olhos dos homens que as adoram, mas que têm sempre esta teimosia em as diminuírem. Galinhas de ouro! É assim que elas se revelam. Tal como uma foice, esta exclamação  uníssona, corta o bico do galo empertigado, sempre que algum se atreve a esta comparação. E então, vem a conversa e a luta em defender a tese. E serão talvez 500 palavras ditas pela mulher para 50 palavras ditas pelo homem. É sempre assim. A mulher terá sempre de se esforçar muito mais do que homem. Mas a mulher não desiste e arregaça as mangas e vai à luta com enfeites ou sem eles mas  convicta de que trará sempre um pequeno trunfo.





Galeria de pintura- Renoir

Com carinho
Mz

17 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Lembro-me deste quadro no filme Amélie, onde se discutia a expressão da rapariga que está ao centro. Cá para mim é porque não tem ninguém com quem fofocar... Beijoca!

mz disse...

Rafeiro Perfumado,
não... não... essa é a que observa os comportamentos...

Bjs

Olinda Gil disse...

Podia ser um bom remate para a continuação da escrita. Esse ambiente podia levar a muitos acontecimentos. ;)

Brown Eyes disse...

E traz sempre o seu trumfo. Elas são mais inteligentes, apesar deles pensarem que não. Quando eles dão conta elas já gritam vitória.
Beijinhos MZ e bom fim de semana

mz disse...

Olinda P.G.
quem sabe... quem sabe...

mz disse...

Brown Eyes,
nós deixamo-los pensar assim...
(...risos...)

Bom fim de semana também para ti.
Bjnhs

Irene Alves disse...

Um gosto a sua visita ao meu sinfoniaesol.wordpress.com
É sempre um prazer vir aqui.Bj.Irene

By Me disse...

Então há festa e não me convidas? :) Gostava de participar...os homens que inferiorizam as mulheres são parvinhos ...que seria deles sem elas?! ...Coitaditos...ficam para morrer com uma constipação e as mulheres não!!! Numa casa vê-se como é....Eles são apenas o sexo forte pela força física...elas possuem uma força interior,são mais sentimentais e emotivas, são mais preocupadas com os filhos, mais responsáveis, mais ponderadas...são elas que arrumam, lavam, que choram e sangram por dentro...enfim...fica muito por dizer...

Mas não quero ser vista como feminista porque não sou...:)

Beijinhos

Helga Piçarra disse...

Uma única palavra: Soberbo!
Adorei este teu olhar. E sim, a mulher do meio é a que observa os comportamentos, sem dúvida!

Beijos

mz disse...

Irene Alves,
retrubuir a cortesia e a curiosidade de conhecer quem me visita é sempre um motivo.
Obrigada.

mz disse...

Pedrasnuas,
estás sempre convidada, tu já és da casa...
Quanto a "eles" também acho que são uns piegas na doença, mas acho que a maioria faz de propósito só para terem mais miminho :)

Bjnhs

mz disse...

Helga,
os homens substimam-nos demais!

Bjnhs

Unknown disse...

Há festa que haja alegria.
Percebe-se que haja alguma brejeirice.
Agora, misoginia é que me parece excessivo.
Ir um homem a uma festa dizer graçolas dessas corre um risco sério de não voltar a ser convidado.

Bjs

mz disse...

JPD,
também concordo!

Bjs

Johnny disse...

Galinhas!!!!

mz disse...

Johnny,
excluído da próxima festa!

mz disse...

Johnny,
tinhas de vir ver a resposta seu safado :)))