sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Laranjeiras em Spa de Verão



Conhecedora da terra, olhou para as laranjeiras e de imediato reconheceu o piolho que cobria alguma da folhagem. Rapidamente se ofereceu para lhes dar um tratamento artesanal e biológico que resultava muito bem. Teria de dispor de sabão azul e óleo de cozinha, daí faria uma sabonária biológica que combateria as pragas. Ou então, uma outra solução - Ao final da tarde embeberia em água os pés das árvores e no dia seguinte pulverizava-as com uma mistura de óleo de verão. Perante a minha ignorância surpreendi-a com uma bela gargalhada, porque de árvores não entendo nada, e não me saía da ideia as máscaras caseiras que muitas senhoritas se embelezavam no tempo da minha mãe. Confesso a minha estupidez, mas com este calor, mais parecia que as árvores iriam receber  tratamento vip num Spa de Verão. 


Mz




Imagem: tela de Amedeo Bocchi
Pintor italiano pesquisa google

17 comentários:

chica disse...

Que lindo e tive que rir ao imaginar isso! Bela inspiração! beijos,chica

mz disse...

Isto é muito Chic!

:)

estouparaaquivirada disse...

Tratamento Vip :))
xx

mz disse...

Já fizeram o tratamento :)

Laura Santos disse...

Gostei do texto e pelos vistos o sabão azul resulta em muita coisa, até no piolho das laranjeiras...
Fiquei foi a pensar o que seria "óleo de verão"...
xx

mz disse...

Laura,o "óleo de verão" é um insecticida que mais parece ter nome de um hidratante ou bronzeador.

Pesquisa: "pertence à família química dos hidrocarbonetos e constitui uma “arma” importante no combate às pragas dos citrinos e outras culturas."


Eu também desconhecia.
xx

Laura Santos disse...

Obrigada, Mz, assim já aprendi alguma cisa...nunca tinha ouvido falar!

Rui Pascoal disse...

Também há quem use detergente da loiça mas... praga é praga.
:)

mz disse...

Também desconhecia :)

Lilá(s) disse...

É mesmo verdade essa do sabão azul com óleo de cozinha?!olha que a minha laranjeira(sim, porque só tenho uma) está mesmo esquisita! ás tantas precisa de tratamento vip!!!
Bjs

mz disse...

Tratamento Vip com elas, Lilás. Dizem que é um tratamento biológico...
Bjs

João Roque disse...

Como não entendi muito bem o texto fici-me pela apreciação da tela que é belíssima.

manuela baptista disse...

eu acredito nesse spa do laranjal

coisas do campo


o verão por aqui, é bom Mz

um abraço

mz disse...

João, pois então "ficisse-se" na tela ;)

mz disse...

Manuela, coisas do campo que parecem simples mas que depois de esmiuçadas encontramos fómulas químicas muito interessantes e complicadas.

Um abraço.

Brown Eyes disse...

MZ maçarar urtigas dizem que acaba com o piolho. Beijinhos

mz disse...

É engraçado que também já me falaram nisso!

Bjhs