domingo, 9 de setembro de 2012

O Noivo


O fato barato, as gravatas fora de moda e os óculos que não negam a miopia, passaram à história. Acabou-se a modesta imagem do rapaz de Vancouver. Eu canso-me de o olhar e tentar ver outra coisa, mas ele apresenta-se todos os dias como um noivo.

Os homens do povo vestidos com restos dos filhos passam a sesta à sombra da árvore mais antiga da aldeia e palitam os dentes em forma de reflexão. Soltam palavras de vez em quando dando azo à fantasia. E vêm o mesmo que eu. O Álvaro*, o emigrante que veio desposar o rosto cansado da economia portuguesa. É o noivo vaidoso que deixou a noiva só e quase abandonada depois de ter a aliança no dedo. A economia apenas lhe sentiu o sabor dos pastéis de nata naquele beijo fugaz e a cópula não se cumpriu. Veste-se de noivo todos os dias e, a noiva perplexa, espera o êxtase prometido.


Mz




imagem/Tela Ernest L.Kirchner

16 comentários:

Rui Pascoal disse...

Triste relação é aquela em que só um goza...

Mz disse...

E goza...

Catsone disse...

A noiva pode não ter sentido a cópula, já o "povão"...

manuela baptista disse...

é um expressionismo impressionista!


um abraço

Mz disse...

Catsone, o "povão" sente violação.

Mz disse...

Manuela, só impressionou, nada mais...

Abraço*

O Profeta disse...

Sou um devoto fazedor de sonhos
Um homem que segue o destino
A minha sombra nem sempre me acompanha
Nem sempre acredito haver um ser divino

Nem sempre acredito que há coisas para a creditar
Nem sempre uma viagem tem um feliz fim
Já acreditei no imenso do sentir de gente
Que me disse sentir tanto por mim

São tão perfeitas as flores
Não morrem, apenas se despem das cores

Doce beijo

Mz disse...

Poesia para a noiva :)

Obrigada pela partilha.
Bj

Pedrasnuas disse...

É preciso que o povo acorde dessa letargia em que mergulhou ...essa impotência, não se habituar às migalhas de um noivo hipócrita ,egoísta e narcísico...pobre noiva...o mal é esse ...ficar à espera...:)

Mz disse...

Olá Pedras;)
e não é que o noivo está em Macau a participar num fórum de turismo?

Lilá(s) disse...

Pois, a noiva anda a dormir...
Bjs

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

A noiva, tá mais pra "viúva" virgem adormecida, precisa de beijos e sacudidelas, para acordar...(acho!),,(,de quem?)

Um abraço!

Mz disse...

Lilás;
a pesar bacalhau...

Bjs

Mz disse...

Lúcia Bezerra de Paiva,
e um noivo que a estimule ;)

Abç

Gonçalo disse...

És professora?

:)

Mz disse...

Desculpe...
Essa pergunta deve ser feita ao noivo ;)