sábado, 19 de dezembro de 2015

Nos intervalos, uma fotografia - Boas Festas


Azevinho do jardim para o calendário de Dezembro
e Boas festas, para todos!








fotografia da minha autoria,
Mz




terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Os laços, também têm asas.





Para além do trivial, não me lembro de me falarem de pássaros pelo natal. Que voasse alto, apenas de anjos com asas. E estes, a pensar que são de natureza incorpórea, e são coisas de Deus, parece herege dizer que não existem. Na verdade, não me inquieta muito que não sejam visíveis. Fazem parte da aceitação inconsciente de todas as coisas estranhas de natal e que são de igual modo, boas. Não fazem mal a ninguém. Crer no que queremos continuar a ser; fantasias de criança ou ilusões de adultos, que seja fé e fado a valer. Que valha por todos os recomeços. E que cheguem sempre os abraços e os sorrisos, as fitas e os laços que fazemos e que queremos na nossa vida. Assim seja, sempre, Natal. Bons voos.



mz




fotografia do blogue, Diário de Lisboa
aqui 



sábado, 12 de dezembro de 2015

Nos intervalos, uma fotografia - Corvos



Quando as árvores se despem, vêem-se melhor os pássaros.
Corvos para o meu calendário de Dezembro 





fotografia da minha autoria,
Mz







sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A primeira prenda de natal - terceira cena de dezembro





A noite não estava gelada, apenas fria e húmida, e parecendo um bando de gralhas, tagarelávamos alegremente soltando lembranças de infância resgatando a amizade que foi nossa, tão inocente e infantil. Nos melhores agasalhos que vestíamos e nos passos desembaraçados, quase corridos, acalorávamos corpo e alma. Foi um misto de conforto e pelo meio, um arrepio cá dentro quando a amiga que mais marcou a minha infância, diz-nos com alguma tristeza que no geral, tem memórias pouco claras. Uma ténue lembrança de rostos, e as dedicatórias nos livros oferecidos nos aniversários. Ontem, reconstituímos as nossas histórias e partilhá-las, foi como se déssemos a melhor prenda de natal umas às outras. E depois acalmámos. 



mz



fotografia do blogue, Diário de Lisboa
 aqui

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Nos intervalos, uma fotografia - Pai Natal


Um Pai Natal para o meu calendário de Dezembro
 e para quem, ainda, tem magia dentro de si. 





fotografia da minha autoria,
Mz
 






domingo, 6 de dezembro de 2015

Às nove, na igreja - segunda cena de dezembro





A homilia vai longa e eu, reconcilio-me com o espaço. A igreja está mais vazia do que nunca, e ao fim de tantos anos, a mudança na assiduidade é brutal. Com tanto espaço, as tias continuam a sentar-se no mesmo banco, juntinhas como se tivessem medo do escuro ou da catequese de antigamente. Eu, sentada lá ao fundo, concentro-me na imagem da Nossa Senhora do Rosário com o menino ao colo, e penso que valeu a pena, ao fim de tantos anos, voltar ali e olhar tudo de uma forma mais adulta. Eu sei o motivo das esculturas barrocas já não irem nas procissões, e aqui sentada, emociono-me com a arte e a arte, também me dá alguma fé. 

mz




fotografia do blogue Diário de Lisboa,