terça-feira, 24 de maio de 2011

K.O.



Com todas as divergências e convergências de pensamento, existem infindáveis interesses comuns que nos afastam ou aproximam do ser individual ou colectivo. Sentimentos nobres ou maléficos circundados de conveniências várias que roçam os negócios, a política, a religião, disputas de cargos profissionais, lugares de destaque na sociedade e por aí fora! Depois, estes mesmos sentimentos mergulham nas emoções e abraçam ou repudiam o amor, a amizade, e um cem número de manifestações de carinho. É toda uma atracção ou repulsa por seres da mesma espécie. Tudo se afasta ou se atrai. Manipuladas ou espontâneas, as aproximações convergem como um íman invisível ou desviam-se sem explicação aparente ou evidente. Argumentam-se teorias. Emergem concórdias e discórdias. Discute-se. E, das discussões, surgem sempre caminhos evolutivos ou destrutivos ou até mesmo estéreis.

E eu pasmo...
Pasmo, com atitudes incoerentes e injustas onde da balança pendem dois pesos e duas medidas visando gelidamente o interesse pessoal.
E fervo...
Fervo quando me dão palmadinhas nas costas e tentam convencer-me, mostrando-me o  lado cru dos interesses individuais.
Não me dobram...
Não acredito num caminho individual nem no indivíduo que caminha somente para desbravar a sua imerecida ascensão atropelando o caminho dos outros. O individualismo e a ganância afastam o homem da sua essência, por conseguinte, do seu saber estar solidário e justo. Também não acredito numa postura mecânica e robótica quando todos sabemos que o homem é um vulcão de emoções. Expludo... Não creio que a vida em traços gerais tenha um resultado vitorioso baseado numa fórmula resumida e apresentada em folhas de programa Excel. Dizem-me que as pequenas injustiças são necessárias para que a máquina gigantesca dos interesses sobreviva. Sou e serei sempre divergente neste pensamento e, enquanto me continuam a dar palmadinhas nas costas e pedindo-me para confiar, eu apenas sinto que vou perdendo combates.

 
 
 
 
imagem:Google






Com carinho
Mz